domingo, 19 de junho de 2011

VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

 Deverão ser levadas aos diversos postos de saúde espalhados pelo país crianças com até 6 anos de idade.

Entre 0 e 1 ano: Receberão apenas a vacina contra a paralisia infantil.
Entre 1 e 4 anos: Receberão doses contra o sarampo e paralisia infantil.
Entre 5 e 6 anos: Receberão somente a vacina contra o sarampo.
 
Além disso, haverá atualização de eventuais doses em atraso na caderneta.
A coordenadora nacional de programas de imunização, Carla Domingues ressalta que quem perder a data da vacinação poderá receber uma das duas doses nos postos de saúde em outros dias, já que a vacina contra a poliomielite é oferecida normalmente nos postos. Se por qualquer motivo a mãe não puder levar a criança nas datas estipuladas, na semana seguinte a família deve levar a criança para ser vacinada. O importante é garantir que todas as crianças sejam vacinadas no mesmo período.
O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite.

A segunda dose da vacina contra a poliomielite será no dia 13 de agosto.

 
O que é a poliomielite?
Apoliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que é caracterizada por paralisia flácida e de inicio súbito. Acomete em geral membros inferiores, de forma assimétrica, com flacidez muscular, sensibilidade conservada e arreflexia (ausência de reflexos) no segmento atingido. A criança pode contrair a doença através de contato direto ou de forma indireta, através de objetos, água, picadas de inseto, entre outros.


0 comentários:

Postar um comentário